quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Parte 1: A jornada do Herói
Toda aventura possui um herói e um e uma jornada.
A jornada do herói é um conceito apresentado pelo antropólogo Joseph Campbell para entender a estrutura narrativa dos mitos. A jornada do herói está dividida em 3 seções:
1) A Partida lida com o herói aspirando à sua jornada;
2) A Iniciação contém as várias aventuras do herói ao longo de seu caminho;
3) O Retorno é o momento em que o herói volta a casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo da jornada.
Essas três seções da jornada do herói também pode ser entendidas através de 12 estágios espalhados por elas:
1. Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar;
2. O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura;
3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo;
4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura;
5. Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico;
6. Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial;
7. Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações;
8. Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.
9. Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir);
10.O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum;
11.Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido;
12.Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.
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